Results for 'Lissa Leonor Chaves Carvalho'

971 found
Order:
  1.  6
    Oficina de Música Para Crianças e Adolescentes, Clínica Ético-Política e Formação: Relatos de Experiências Discentes.Stephan Malta Oliveira, Lissa Leonor Chaves Carvalho, Danielle Fernanda da Silva, Ana Carolina de Freitas Melo, Lucas Pereira Jacques & Anna Beatriz Justen Dos Santos - 2024 - Childhood and Philosophy 20:01-25.
    Buscamos, com o presente artigo, investigar o impacto da práxis de um Projeto de Extensão Universitária, que consiste em oficinas de música para crianças e adolescentes com o que designamos autismo ou outras neurodivergências, sobre a formação discente, levando em consideração as dimensões clínica e ético-política da ação extensionista. Dividimos a metodologia em duas partes: a primeira corresponde à revisão bibliográfica tipo narrativa, por meio da qual abordamos textos da fenomenologia da vida e das éticas da alteridade, comunitária e da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  24
    Music as an intervention for children with learning difficulties: systematic literature.Thaciana Araujo da Silva, Lilia Iêda Chaves Cavalcante & Ana Emília Vita Carvalho - 2023 - Aletheia 56 (2):143-157.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  24
    Música como intervenção para crianças com dificuldades de aprendizagem: revisão sistemática da literatura.Thaciana Araujo da Silva, Lilia Iêda Chaves Cavalcante & Ana Emília Vita Carvalho - 2023 - Aletheia 56 (2):146-161.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. As parcerias entre o público e o privado na educação básica e o trabalho pedagógico: uma revisão sistemática da literatura.Siméia da Silva Carvalho, Sandra Márcia Campos Pereira & Relva Lopes Chaves Soares - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 18 (32).
    Este trabalho objetiva identificar como as produções acadêmicas sobre as parcerias entre o público e o privado na educação básica discutem a organização do trabalho pedagógico escolar, visando responder à questão: como as produções acadêmicas (dissertações e teses) sobre as parcerias entre o público e o privado na educação básica discutem a organização do trabalho pedagógico escolar? Esta é uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura que buscou produções científicas utilizando-se o software Parsifal. Foram (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  31
    Validity and Reliability of a Commercially Available Indoor Tracking System to Assess Distance and Time in Court-Based Sports.Enrique Colino, Jorge Garcia-Unanue, Javier Sanchez-Sanchez, Javier Calvo-Monera, Manuel Leon, María Jose Carvalho, Leonor Gallardo, Jose Luis Felipe & Archit Navandar - 2019 - Frontiers in Psychology 10.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. História intelectual no Brasil: a retórica como chave de leitura.José Murilo de Carvalho - 2000 - Topoi 149:168.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  15
    La Figura Del Autor.Carlos Eduardo da Silva Carvalho, Fábio Parra Furlanete & Ana Cristina de Albuquerque - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 10 (2):e-6914.
    O presente trabalho procura discutir a função-autor a partir de Michel Foucault em suas possíveis contribuições ao campo da Ciência da Informação. Tratando-se de trabalho de caráter qualitativo, a partir de material bibliográfico, realizou-se a leitura da literatura pertinente à temática em textos de Michel Foucault e Paul Otlet, a fim de identificar o tratamento dispensado à figura do autor em ambos, procedendo à realização de um exercício comparativo. Identificou-se em Paul Otlet a presença da atribuição à figura do autor (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  54
    A filosofia da existência de Roger Garaudy.José Mauricio de Carvalho - 2005 - Cultura:301-314.
    Roger Garaudy é um filósofo francês que muda de uma posição inicialmente marxista para outra existencialista. A sua aproximação com o existencialismo se dá na década de 70 quando o pensador foi expulso do Partido Comunista Francês por discordar dos rumos do marxismo de então. Ao mesmo tempo ele descobre no existencialismo a chave teórica que justifica sua preocupação humanista. Da fase marxista, o filósofo preserva os elementos éticos e as preo­cupações sociais que ele transfere para sua filosofia existencial. Garaudy (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  58
    Falibilismo E a falácia de contrafactuais epistêmicos segundo Stephen Hetherington.Sérgio Luís Barroso de Carvalho - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (10):53-61.
    Stephen Hetherington é um dos mais proeminentes epistemólogos a defender que é possível ter conhecimento segundo as condições de crença verdadeira e justificada, apesar dos contraexemplos elaborados por Edmund Gettier. Ele fundamentou sua perspectiva no pressuposto de falibilidade do conhecimento e naquilo que ele chamou de "falácia de contrafactuais epistêmicos", segundo a qual não se deve assumir impossibilidade do conhecimento factual apenas em virtude da sua impossibilidade contrafactual - o que é reiterado por Anthony Booth. As críticas apresentadas por Brent (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  7
    SHUSTERMAN, Richard. O que o pragmatismo significa para mim: Dez princípios.Aldir Araújo Carvalho Filho - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (20):106.
    O pragmatismo é uma tradição complexa, no interior da qual se trava um debate e cujos representantes defendem posições filosóficas das mais variadas, muitas vezes incompatíveis entre si. Este artigo expõe dez temas-chave que desempenham um papel essencial no pragmatismo, assim como o concebo, e, principalmente, tal como atraem a atenção das figuras principais do movimento pragmatista. Estes temas não estão listados pela ordem de sua importância, mas segundo a maneira que me pareceu ser a melhor para mostrar seu sentido (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  30
    A duração em Henri Bergson.Luka Carvalho Gusmão & Luciana Pacheco Marques - 2022 - Educação E Filosofia 36 (77):861-884.
    Tendo como contexto as mudanças paradigmáticas da Atualidade, o objetivo deste artigo é refletir sobre os fundamentos filosóficos de uma educação com as diferenças a partir do conceito de duração desenvolvido por Henri Bergson. A teoria bergsoniana da duração instaura uma visão radical das diferenças humanas, baseada nos seguintes aspectos: a dimensão viva e pulsante das temporalidades dos diversos sujeitos; a irredutibilidade das diferentes temporalidades humanas a signos matemáticos; a totalização da temporalidade no âmbito da memória; e, enfim, seu potencial (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  8
    A teoria das cores e das formas gráficas de Wassily Kandinsky.Jairo Dias Carvalho - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-22.
    Resumo: O artigo pretender elucidar a teoria das cores e das formas Gráficas de Wassily Kandinsky. Nossa interpretação é que esta teoria é uma lógica das relações entre os elementos da pintura, formas coloridas e formas gráficas. Esta lógica se baseia em uma concepção tensional da composição a partir da noção de contrariedade e de oposição. A obra de arte abstrata se apresenta como uma série de tensões internas e contrastes entre cores e formas gráficas permitindo a quem a compreende (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  3
    Vieses Implícitos, Hábitos Corporificados e Nichos de Desenvolvimento.Joel Krueger & Felipe Nogueira de Carvalho - 2024 - Síntese Revista de Filosofia 51 (161):549.
    A teoria da construção de nichos ressalta o papel ativo dos organismos na modificação do seu ambiente externo. O nicho de desenvolvimento é um subconjunto dessas modificações, e refere-se aos legados ecológicos, epistêmicos, sociais e simbólicos que facilitam processos de desenvolvimento. Considerando que o desenvolvimento cognitivo ocorre em um ambiente culturalmente estruturado, questiona-se aqui se vieses culturais implícitos podem resultar em nichos de desenvolvimento mal adaptativos. Este artigo defenderá uma resposta afirmativa a esta questão. Para atingir esse objetivo, iremos conceituar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  2
    Oliveira, Paulo de Salles. Brinquedo e indústria cultural. Petrópolis, Vozes, 1986, 96 p.Nelson Carvalho Marcellino - 2008 - Educação E Filosofia 2 (3):129-130.
    Analisar os brinquedos em sua seriedade, considerando-os como "manifestações concretas de dominação social e cultural"(p.9), é a proposta do sociólogo Paulo de Salles Oliveira, em Brinquedo e indústria cultural. O autor, que já havia publicado, anteriormente, Brinquedos artesanais e expressividade cultural (SESC, 1982), e O que é brinquedo (Brasiliense, 1984), traz nesse novo trabalho, originalmente sua dissertação de mestrado em Ciências Sociais (PUC-SP), outra contribuição importante a esse assunto tão significativo, mas pouco explorado entre nós. O texto final é resultado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  30
    É preciso defender a amizade.Alexandre Filordi de Carvalho & Silvio Gallo - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1763-1797.
    Este artigo homenageia a atualidade do curso A hermenêutica do sujeito, proferido por Foucault no Collège de France em 1982. Sabe-se que o tema central do curso é o cuidado de si como tekhné tou biou, examinado pelo filósofo nos momentos socrático-platônico, helenístico e cristão. Porém, tomaremos a questão da amizade, que atravessa as técnicas de si antigas analisadas por Foucault, para problematizar nosso presente. Após discutir a recepção que fazemos do curso quarenta anos depois, discutimos o atual momento do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  1
    Spinoza e os caminhos dos afetos na docência como corpos múltiplos no cotidiano escolar.Ana Cláudia Santiago Zouain, Janete Magalhães Carvalho & José Américo Cararo - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-26.
    Resumo: Este artigo busca dizer da multiplicidade que povoa a escola: de corpos, de acontecimentos, de vida. Busca com base na leitura Deleuze-Guattariana de instrumentos conceituais de Spinoza, na afirmação da multiplicidade que habita a docência, dar-lhes novos sentidos, nas redes de conversações nas veredas de afetos que atravessam o cotidiano escolar. Utiliza, como metodologia, redes de conversações, modos de dizer das experiências vividas, estabelecidas com professoras em encontros quinzenais realizados em escolas públicas situadas em bairros periféricos. A noção spinozana (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  2
    A Percepção Afetiva de Affordances.Eros Moreira de Carvalho - 2024 - Síntese Revista de Filosofia 51 (161):413.
    Rob Withagen radicalizou a distinção entre affordances e solicitações em dois aspectos: (i) affordances deixam de cumprir um papel explicativo do comportamento do organismo, apenas solicitações o fazem; (ii) solicitações não são apenas affordances relevantes afetivamente carregadas, elas abrangem também percepções errôneas afetivamente carregadas. Argumento que Withagen foi longe demais. Se entendemos as affordances como uma relação entre as habilidades de um organismo individual e o seu ambiente, então já temos recursos suficientes para incorporar a afetividade. Afetos tanto constituem habilidades (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  52
    Brasil, um país do futuro: projeções religiosas e leituras sobre um mote de Stefan Zweig.Vinicius Mariano de Carvalho - 2006 - Horizonte 5 (9):30-42.
    Este artigo propõe-se a fazer uma leitura da obra Brasil, um país do futuro, do escritor vienense Stefan Zweig, ressaltando o quanto o discurso empregado pelo autor está revestido de certo aspecto profético quando fala do Brasil. Seu desejo de querer ver no Brasil da década de 1940 uma terra livre das intolerâncias e violências que assolavam a Europa de então, fustigada pela 2ª Guerra Mundial, fez com que Zweig revivesse a imagem mitológica de que o Brasil era uma terra (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  1
    Maquinaria Experiencial e Computabilidade.Leonardo Lana de Carvalho - 2024 - Síntese Revista de Filosofia 51 (161):477.
    O objetivo deste ensaio é conceptualizar maquinaria experiencial a partir da teoria de Maturana e Varela (TMV) e apresentar a máquina de Turing Enativa (MTE) como Turing-completa e como modelo central do conceito de maquinaria experiencial. A TMV encontra hoje velhos e novos interlocutores, como respectivamente o representacionalismo cognitivista e o enativismo jona¬siano. Divergindo de ambos, partimos da TMV que, baseada na fenomenologia da biologia, visou explicações generativas da cognição, a exemplo da máquina autopoiética apresentada pelos autores. Eles descrevem que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  2
    O Ensino de Filosofia: entre problemas epistemológicos e questões sociais.Flávio de Carvalho - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-23.
    Resumo: Este artigo oferece alguns pressupostos, condições e situações atinentes ao Ensino de Filosofia tendo em vista discutir seu potencial reconhecimento como campo do conhecimento autônomo vinculado ao território epistemológico da Filosofia, cujo status de sua autonomia advém da demarcação de um objeto, métodos e finalidades sociais específicas. Primeiramente, então, fizemos uma exposição em torno a um estatuto epistemológico para o Ensino de Filosofia, elaborando em seguida um itinerário de diferenciação entre a Filosofia da Educação e uma Filosofia do Ensino (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  14
    Eclosão no Brasil das vertentes positivistas.José Maurico de Carvalho - 2008 - Educação E Filosofia 13 (26):77-87.
    Resumo: Este trabalho traça o perfil das principais vertentes do positivismo brasileiro e explica suas especificidades a partir da herança lusa. Os moralistas da geração pombalina semearam certas crenças que irão influenciar no modo como os ideais positivistas foram veiculados no Brasil. Esta circunstância explica as diferenças entre as vertentes francesa e brasileira do movimento. Palavras-chave: positivismo; vertentes; moral; sociedade; polítical. Résume: Ce travail trace le profil des principaux versants du positivisme brésilien et explique leurs spécificités à partir de l'héritage (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  21
    Indecisão plena de promessas: imagens da vida e da inf'ncia na filosofia de Henri Bergson.Magda Costa Carvalho - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):565-580.
    Indecisão plena de promessas: imagens da vida e da infância na filosofia de Henri Bergson Resumo: Numa passagem da obra Évolution Créatrice, Bergson recupera a imagem da criança para afirmar que a natureza viva opera através de tendências divergentes. Apesar de não ter desenvolvido um pensamento de pendor educacional, encontram-se na obra bergsoniana referências que, por um lado, recuperam a dimensão criativa e criadora da infância e, por outro, acentuam a forma infantil dos movimentos do élan vital. Estas referências fazem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  39
    A “basicalidade” da crença em Deus segundo Alvin Plantinga: uma apresentação.Guilherme V. R. De Carvalho - 2006 - Horizonte 4 (8):97-113.
    O artigo apresenta a defesa da racionalidade da crença em Deus desenvolvida pelo filósofo reformado Alvin Plantinga, a partir de sua redefinição como “crença apropriadamente básica”. Após uma breve introdução, que situa a epistemologia religiosa de Plantinga no contexto das transformações recentes no campo da filosofia analítica da religião, expõe-se a crítica de Plantinga ao fundacionalismo clássico, cujo colapso teria reaberto a viabilidade epistemológica da crença em Deus. Segue-se a defesa plantingiana da crença em Deus como crença apropriadamente básica, que (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  14
    Rainer Forst: Um Discípulo da Teoria Crítica?Patrícia Carvalho Reis - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (156):159.
    Neste artigo, gostaríamos de refletir os pontos de contato entre a reflexão de Rainer Forst sobre a justiça e a Teoria Crítica. Para isso, primeiramente, investigaremos os traços fundamentais desta teoria assim como mostraremos em que ela se distingue da Teoria Tradicional. Após, exporemos a concepção de justiça em Rainer Forst. Num momento posterior, apresentaremos nossa visão sobre a possibilidade de considerar Rainer Forst como um teórico crítico. Palavras-chave: Rainer Forst. Justiça. Teoria Crítica. Liberalismo. Comunitarismo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  36
    Pensar a técnica e a tecnologia com Álvaro Vieira Pinto.Lucas Carvalho Soares de Aguiar Pereira - 2022 - Educação E Filosofia 35 (75):1563-1591.
    Pensar a técnica e a tecnologia com Álvaro Vieira Pinto: contribuições para o ensino da filosofia no ensino médio profissional Resumo: Este artigo apresenta uma análise do processo de fabricação dos conceitos relacionados à técnica e à tecnologia na obra “O conceito de Tecnologia” (Vol. 1) de Álvaro Vieira Pinto. Primeiramente aborda-se os conceitos de máquina e de técnica e o modo como esses conceitos se conectam com o problema do “desenvolvimento” nacional. Em seguida explora-se o problema da ideologização da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. O ensino como lugar de encontros alegres: reflexões a partir da psicologia sócio-histórica e da filosofia de Espinosa // Teaching as a place of joyful encounters: reflections from the socio-historical psychology and the philosophy of Espinosa.Eliana Sousa Alencar Marques & Carvalho - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (2):77-93.
    O artigo apresenta reflexões teóricas sobre a atividade de ensino que se torna práxis bem-sucedida. Essa discussão gira em torno de duas categorias teóricas: atividade e afetação. A atividade, categoria teórica de base marxista, é discutida a partir dos aportes da psicologia sócio-histórica. A categoria afetação é aqui analisada com base na filosofia de Baruc de Espinosa. Realizamos este estudo a partir de pesquisa bibliográfica que tem como objetivo refletir sobre o que contribui para que o professor consiga realizar um (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  24
    Fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente.Francisco Antonio Machado Araujo & Maria Vilani Cosme de Carvalho - 2022 - Educação E Filosofia 36 (77):917-950.
    Este texto objetiva desenvolver discussão sobre os fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente. Estrutura-se na revisão de literatura com base em ideias de autores que abordam estudos sobre o desenvolvimento profissional docente e no conceito de desenvolvimento fundamentado nas leis gerais do Materialismo Histórico Dialético. Dentre os resultados constatados com o estudo, destaca-se a compreensão de que os autores analisados realizam discussão do desenvolvimento profissional docente como processo de constituição do ser professor relacionado a aquisição de saberes e competências necessárias (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  14
    A Filosofia Foucaultiana: Um Convite À Experiência de Pensamento (Auto)Crítico.Renato Carvalho de Oliveira & Luiz Carlos Sureki - 2024 - Síntese Revista de Filosofia 51 (159):103.
    Michel Foucault desafia qualquer tentativa de ser reduzido a definições simplistas. Fazer uma saudosa memória por ocasião dos 40 anos de sua morte não pode se resumir a uma apresentação estática de sua vida e obra. É imperioso ressaltar o vigor, o dinamismo interno de seu pensamento filosófico. A filosofia de Foucault é um sincero convite dirigido a todos nós para fazermos uma verdadeira experiência de pensar, a voltar-nos para nós mesmos para refletir criticamente sobre as formas de poder pelas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Cyberbullying: preocupação dos professores e o envolvimento da escola // Cyberbullying: preocupation of teachers and school's involvement.Maria José Carvalho de Souza Domingues & Tambosi - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (1):90-103.
    Inicialmente restrita aos muros escolares, a violência entre alunos passou a se manifestar também de forma online, por meio de redes sociais, estabelecendo a expressão cyberbullying. Sob esta perspectiva, há um consenso na literatura da área, de que cabe à escola se posicionar e assumir o compromisso de inibir estas práticas e estimular o convívio pacífico entre os alunos, dentro e fora da escola. Apesar da relevância da questão, a temática do cyberbullying ainda é pouco estudada de forma empírica. Observa-se (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  30
    Uma Leitura da Pulsão Freudiana: entre a Primeira Guerra e a Segunda Tópica Freudiana.Giovanni Vieira de Carvalho Novelli - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 22 (1).
    Esse artigo visa apresentar como foi forjado o conceito de pulsão de morte pelo pai da Psicanálise, Sigmund Freud. Nesse sentido, estaremos envoltos com as respectivas modificações do conceito inicial de pulsão principalmente no decorrer no período da Primeira Guerra Mundial até o final da década em questão. Esse momento é chave na teoria da pulsão almejada por Freud nos anos de 1914 até a dualismo pulsional - de pulsões de vida e pulsões de morte - em 1920 com a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  23
    Kant e a estética.Daniel Richardson de Carvalho Sena & Victor Leandro Silva - 2021 - Perspectivas 6 (1):189-203.
    Resumo: Esse texto visa passar em revista aspectos do pensamento estético de Immanuel Kant, bem como debater as formas pelas quais suas teorias acerca do juízo influenciam as suas mais agudas concepções acerca do processo formativo dos sujeitos e contribuem para sua compreensão de mundo. Kant empreendeu uma profunda análise a respeito das questões relativas aos juízos estéticos, a partir dos conceitos de belo e de sublime. Assim, o que se procura delinear aqui é o percurso realizado pelo filósofo na (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  21
    Estaremos Prontos Para a Escuta Das Crianças?Ricardo Frias, Daylane Diniz & Nális Carvalho - 2023 - Childhood and Philosophy 19:01-21.
    Este texto parte de inquietações em torno da prática filosófica com crianças e da escuta que ocorre em algumas comunidades de investigação filosófica (Sharp, 1987; Mendonça & Carvalho, 2018) em contexto escolar. Pensamos nas certezas com que nos movemos nestes espaços e como momentos imprevisíveis podem interromper esses caminhos (aparentemente) seguros, possibilitando novas formas de educar. Esses “momentos críticos” (Haynes & Murris, 2012) surgem a partir da escuta das vozes de crianças e transformam a forma como o educador-investigador-facilitador se (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  32
    A emersão do homo friabilis: subjetivação em tempo de cleptoafetividade.Alexandre Filordi de Carvalho - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):591-616.
    Resumo: O artigo investiga a seguinte hipótese: o homo friabilis tem se tornado uma nova condição para a compreensão humana emergente da experiência contemporânea. O homo friabilis é uma experiência de fragmentação, no sentido de friável, ou seja, aquilo que se fragmenta facilmente, esboroa-se, ou em sua aquisição mais figurativa, desagrega-se. Para tanto, parte-se de uma questão teórica situada por Deleuze e Guattari em Mil Platôs acerca da complexa relação da potência-impotência do poder na produção de subjetivação. Ver-se-á que tal (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  53
    A poesia da mística e a mística da poesia (Poetry of mysticism and the mystic of poetry) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p53. [REVIEW]Vinicius Mariano de Carvalho - 2012 - Horizonte 10 (25):53-74.
    Este texto apresenta algumas reflexões sobre os elementos poéticos presentes no discurso místico, ressaltando quais as características fundamentais destes textos, desde um ponto de vista da poesia. Ao fazer isso, o texto também pergunta quais seriam os elementos místicos da poesia. Se se pode falar de uma poética da mística, poder-se-ia também considerar uma mística da poética? Considerando-se que o discurso místico é resultado de uma experiência com o sagrado, haveria uma experiência transcendente também expressa na poesia considerada profana? O (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  12
    Teoria do Design Inteligente: uma análise sob a ótica da Teoria da Ação Comunicativa e implicações para a Educação Científica.Hernani Luiz Azevedo & Lizete Maria Orquiza de Carvalho - 2024 - Educação E Filosofia 37 (81):1303-1348.
    Resumo: Neste artigo desenvolvemos uma análise teórica sobre a Teoria do Design Inteligente e as polêmicas a ela associadas. Para tanto, tomamos por base princípios da Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas. Realizamos uma distinção entre a teoria e o movimento do Design Inteligente, discorrendo sobre algumas das recorrentes críticas das quais estes têm sido alvos. Como conclusões, identificamos a importância de argumentações não serem de antemão excluídas das discussões científicas apenas por terem origem em ideias religiosas. Também apontamos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  24
    Pode o mestre ensinar algo através da fala?Elói Maia de Oliveira & Alonso Bezerra Carvalho - 2021 - Educação E Filosofia 35 (73):27-51.
    Pode o mestre ensinar algo através da fala? Uma análise sobre as obras De Magistro de Santo Agostinho e Tomás de Aquino Resumo: O presente artigo tem como objetivo investigar nas obras De Magistro de Santo Agostinho e Tomás de Aquino a possibilidade do ensino através da figura do mestre e/ou de um agente externo ao discípulo ou indivíduo. Agostinho defende a tese da qual só Deus ensina e a figura do mestre torna-se apenas como um auxiliador no processo de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  21
    Anísio Teixeira e Richard Morse.José Geraldo Pedrosa & Maria Isabel Rios de Carvalho Viana - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):405-444.
    Resumo: O tema do artigo é referente à presença de iberismo e anglo-americanismo no Brasil e às expressões dessas heteronomias como obstáculos a uma identidade brasileira. A abordagem se alimenta das polêmicas desencadeadas por Richard Morse e sua tese sobre a Ibéria perdida, o Brasil à deriva e sua universidade descompromissada. A tese de Morse afirma a vitalidade da tradição ibérica original e sua capacidade de inspirar futuros para o Brasil, em inversão à referência anglo-americana, inconsistente e sem futuro. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. A refutação da representação poética na estruturação da cidade.Luciano da Silva Façanha, José Assunção Fernandes Leite & Hernani Veloso Carvalho - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (1):32-51.
    Este artigo tem o objetivo de identificar em primeiro lugar o desdobramento da racionalidade nos mitos ao tempo em que surgem as cidades como novas formas de agrupamento social. Em seguida, analisar a formulação do conceito de justiça como estrutura ideal para a consolidação da República, considerando, em decorrência disto, a demanda por uma reforma educacional que se daria a partir da crítica filosófica à figura do poeta como representante onisciente do saber cuja linguagem ambivalente a distanciava do referencial de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  33
    Nietzsche y Educación.Juliana Santos Monteiro Vieira, Lucas Oliveira de Carvalho & Dinamara Garcia Feldens - 2022 - Educação E Filosofia 35 (75):1433-1456.
    Nietzsche y Educación: conocimiento y cultura en el Estado Moderno Resumen: Este texto busca tejer algunas reflexiones sobre la relación entre la filosofía de Friedrich Nietzsche y el campo educativo, entendiendo sus indagaciones sobre las instituciones educativas modernas y los valores vinculados a este tipo de hombre. Vinculado al proceso de degeneración de la potencia instintiva humana y su animalidad, se estableció un modelo de conocimiento, basado en el ideal metafísico y la creencia incondicional de la verdad. La crítica dirigida (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  21
    Sábios segundo a carne.Leno Francisco Danner & Fernando Danner - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):481-538.
    Reconstruiremos a crítica de Olavo de Carvalho à modernidade, à ciência e aos intelectuais públicos, a partir da sua proposta (a) de um dualismo-maniqueísmo ontológico-antropológico sob a forma de autoexclusão de espírito e matéria enquanto representando o drama humano ante o universo e a eternidade, e (b) de uma perspectiva metodológica dinamizada como intuicionismo personalista, privatista, espiritualista e interiorizado, o qual, como postura anti-estrutural e antissistêmica, capacitaria cada indivíduo humano, independentemente de mediações institucionalistas, cientificistas e tecnicistas, a acessar diretamente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  53
    Discovering the Neural Nature of Moral Cognition? Empirical, Theoretical, and Practical Challenges in Bioethical Research with Electroencephalography (EEG).Nils-Frederic Wagner, Pedro Chaves & Annemarie Wolff - 2017 - Journal of Bioethical Inquiry 14 (2):1-15.
    In this article we critically review the neural mechanisms of moral cognition that have recently been studied via electroencephalography (EEG). Such studies promise to shed new light on traditional moral questions by helping us to understand how effective moral cognition is embodied in the brain. It has been argued that conflicting normative ethical theories require different cognitive features and can, accordingly, in a broadly conceived naturalistic attempt, be associated with different brain processes that are rooted in different brain networks and (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  42.  38
    A New Look to a Classic Issue: Reasoning and Academic Achievement at Secondary School.Isabel Gómez-Veiga, José O. Vila Chaves, Gonzalo Duque & Juan A. García Madruga - 2018 - Frontiers in Psychology 9.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  43. Significado y comunicación.José E. Chaves Ruiz - 2003 - Dianoia 50:63-83.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  58
    L’analogie est-elle un fait fonctionnel ou grammatical? Le cas de l’apophonie portugaise.Joaquim Brandăo de Carvalho - 2004 - Corpus 3.
    Il est couramment admis qu’il existe une corrélation, sinon un rapport de cause à effet, entre la fréquence lexicale d’une dérivation et sa productivité, mesurée à l’aune de sa force d’attraction analogique. Or cette thèse est démentie par l’examen détaillé des faits d’apophonie nominale en portugais. De deux alternances qui se partagent un sous-ensemble de nominaux, c’est la dérivation minoritaire, ainsi que le révèle l’analyse d’un corpus de 238 mots, qui, depuis le XIXème siècle, gagne lentement du terrain dans le (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  31
    A space to resist rape myths? Journalism, patriarchy and sexual violence.Inês Amaral, Alexandre de Sousa Carvalho, Julia Garraio & Sofia Jose Santos - 2022 - European Journal of Women's Studies 29 (2):298-315.
    In September 2018, a controversial judicial sentence concerning sexual violence caused a public outcry in Portugal. The court decision invoked the alleged environment of mutual seduction, the use of much alcohol consumption, and the lack of serious injuries to justify the suspended penalty. Stemming from the idea that understandings of what journalism is and what it should be are profoundly ideological and that notions of what it means to be and to behave like a woman and as a man have (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  42
    Littérature et histoire du christianisme ancien.Jeffery Aubin, Julio Cesar Dias Chaves, Steve Johnston, Louis Painchaud, Anne Pasquier, Paul-Hubert Poirier, Jennifer Wees & Eric Crégheur - 2016 - Laval Théologique et Philosophique 72 (2):319-355.
    Jeffery Aubin,Julio Cesar Dias Chaves,Steve Johnston,Louis Painchaud,Anne Pasquier,Paul-Hubert Poirier,Jennifer Wees,Eric Crégheur.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  9
    Investigação e Dados Sobre Patologias Sociais.Maximiliano Sérgio Cenci, Thais Piccolo Carvalho & Richéle Timm dos Passos da Silva - forthcoming - Dissertatio:49-70.
    Este texto aborda as bases teóricas e metodológicas desenvolvidas no Observatório Global de Patologias Sociais. Tal observatório visa diagnosticar patologias sociais nas áreas da saúde e da educação, além de, como prognóstico, fornecer subsídios para a organização de um instrumento capaz de captar a percepção de patologias sociais em distintas populações. A partir das discussões técnicas e filosóficas, com base nas leituras de autores da Teoria Crítica, principalmente Honneth (2006; 2011; 2016), têm-se desenvolvido, desde 2019, a organização de um conjunto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. A antropologia filosófica ea problemática contemporánea da identidade humana.A. Dias de Carvalho - 1999 - Thémata: Revista de Filosofía 23:235-237.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  4
    Apresentação.Geni Chaves Fernandes - 2015 - Logeion Filosofia da Informação 2 (1):i-v.
    Os estudos das ciências têm apontado transformações no regime de produção de conhecimento em diferentes modelos (modo2, tríplice hélice, ator-rede, pós-acadêmico etc.), enfatizando suas características interdisciplinares, multiatores e multilocais. Buscando explicar a realidade, modelos criam imagens interpretativas que nela interferem por funcionarem como parâmetros para o agir. As diferenças e prognósticos implícitos que apresentam indicam não só cargas locais, culturais ou ideológicas na sua construção mas, especialmente, que diferentes forças em ação ainda não encontraram estabilização, de modo que estaríamos ainda (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  17
    Desempacotando o Paradigma Físico da Ciência da Informação.Geni Chaves Fernandes - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 4 (2):127-146.
    A organização da Ciência da Informação por paradigmas (físico, cognitivo e social), realizado por Rafael Capurro, respondia às demandas de unificação do campo por banimento de concepções que proliferaram no campo a partir dos anos 1980. Acalmado o receio de fragmentação, pode-se retomar as concepções que inauguraram a Ciência da Informação, examinando alguns de seus diferenciais, que correm o risco de ficar ocultados sob o termo “paradigma físico”. Na retomada de reconhecidos teóricos, historiadores e epistemólogos do campo nos anos 1960 (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 971